|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
28/09/2022 |
Data da última atualização: |
31/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
FREITAS, C. J. S. de; SILVA, A. F.; COSTA, V. S. de O. |
Afiliação: |
CARLOS JOSÉ SILVA DE FREITAS, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA, UFPE. |
Título: |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Debates em educação, v. 14, n. 34, p. 186-211, 2022. |
DOI: |
10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos. |
Palavras-Chave: |
Coleta seletiva; Ensino de Ciências; Ensino fundamental; Jogos educacionais. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Reciclagem; Resíduo Solido. |
Thesaurus Nal: |
Environmental education. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1146941/1/SEQUENCIA-DIDATICARESIDUOS-SOLIDOS-ATIVIDADES-LUDICASCOMO-PROPOSTA-PEDAGOGICA.pdf
|
Marc: |
LEADER 01635naa a2200265 a 4500 001 2146941 005 2023-01-31 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211$2DOI 100 1 $aFREITAS, C. J. S. de 245 $aSequência didática - resíduos sólidos$batividades lúdicas como proposta pedagógica.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aAs discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos. 650 $aEnvironmental education 650 $aEducação Ambiental 650 $aPoluição Ambiental 650 $aReciclagem 650 $aResíduo Solido 653 $aColeta seletiva 653 $aEnsino de Ciências 653 $aEnsino fundamental 653 $aJogos educacionais 700 1 $aSILVA, A. F. 700 1 $aCOSTA, V. S. de O. 773 $tDebates em educação$gv. 14, n. 34, p. 186-211, 2022.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental. |
Data corrente: |
23/11/2018 |
Data da última atualização: |
23/11/2018 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MORAIS, I. da S. de; REIS, V. R.; ALMEIDA, F. L. |
Afiliação: |
IRANI DA SILVA DE MORAIS, CPAA; V. R. Reis; FERNANDA LOUREIRO ALMEIDA OSULLIVAN, CPAA. |
Título: |
The influence of water pH on the sex determination of tambaqui (Colossoma macropomum). |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON REPRODUCTIVE PHYSIOLOGY OF FISH, 11., 2018, Manaus. |
Páginas: |
p. 100. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The Amazonian tambaqui (Colossoma macropomum) are the most important native fish in Brazilian aquaculture. The species is responsible for more than 38% of the national production of fish. At harvest, females are almost 20% heavier than males, therefore are the most profitable sex to be cultivated in tambaqui farming. In order to provide knowledge supporting the development of new technologies for the tambaqui industry, we aimed to evaluate the influence of pH on the sex determination of tambaqui. |
Thesagro: |
Colossoma Macropomum; Tambaqui. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/186957/1/ISRPF-PROGRAM-2018-100.pdf
|
Marc: |
LEADER 01052nam a2200169 a 4500 001 2100003 005 2018-11-23 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMORAIS, I. da S. de 245 $aThe influence of water pH on the sex determination of tambaqui (Colossoma macropomum).$h[electronic resource] 260 $aIn: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON REPRODUCTIVE PHYSIOLOGY OF FISH, 11., 2018, Manaus.$c2018 300 $ap. 100. 520 $aThe Amazonian tambaqui (Colossoma macropomum) are the most important native fish in Brazilian aquaculture. The species is responsible for more than 38% of the national production of fish. At harvest, females are almost 20% heavier than males, therefore are the most profitable sex to be cultivated in tambaqui farming. In order to provide knowledge supporting the development of new technologies for the tambaqui industry, we aimed to evaluate the influence of pH on the sex determination of tambaqui. 650 $aColossoma Macropomum 650 $aTambaqui 700 1 $aREIS, V. R. 700 1 $aALMEIDA, F. L.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|